As redes sociais na internet tem sido um grande aliado da classe política nestas eleições. Redes sociais são os aplicativos de internet que promovem o relacionamento entre as pessoas de uma determinada classe, grupo. Entre as redes sociais estão o Orkut, MSN, Facebook, Twitter, My Space, Skype, Blogs entre outros. As mais comuns no Brasil são Orkut, MSN, Facebook, Twitter e os Blogs Estes dois tiveram um crescimento acentuado nos últimos anos.
No caso do Twitter é a rede que mais amplia sua base de usuários e da qual os candidatos a cargos políticos mais se tem utilizado. O Twitter possibilita uma comunicação P2P, ou seja, ponto a ponto, usuário a usuário, pessoa a pessoa. E assim os candidatos podem enviar suas mensagens diretamente a quem lhes interessa, além de provocar uma personalização dessa mensagem. O Blog também tem sido muito utilizado pelos candidatos e pelo políticos.
Eles permitem, de maneira simplificada, que os mesmos divulguem suas ações, suas intenções e seu projetos. Dado que muitos políticas possuem sua assessoria de imprensa, esses produzem textos, informações que são divulgadas para a população. E mesmo que o político não tenha um assessor de imprensa, ele próprio poderá escrever no Blog, devido a facilidade de criar e escrever nessa ferramenta. Nestas eleições praticamente todos os candidatos possuem Blogs e também uma conta no Twitter.
Além do rádio e da TV, é uma forma de se manter em permanente contato com os eleitores. Contudo, no Brasil, ainda é uma ferramenta incipiente. Não obstante, o brasileiro tenha aderido a rede mundial de computadores, internet, ainda é pequeno o uso da rede para buscar informações. Assim, a influência das redes sociais na decisão de voto é restrita. O uso da TV e do rádio é substancial para informar e tentar seduzir o eleitor. Estes meios, no entanto, têm acesso restrito.
As redes sociais são baratas e se pode usar de forma constante e permanente. Neste caso, cabe aos candidatos trabalharem no sentido de adequar linguagem e formatos, para que o meio mais barato também possa ser o mais eficaz. E neste terreno as inadequações, o mau uso permeia toda a internet. Os resultados que se pode visualizar, conhecer os blogs e twitters dos candidatos é que eles não sabem usar a ferramenta.
Pode-se observar em alguns blogs, que devem ter o privilégio da informação, a foto do candidato, do político em tamanhos colossais, ocupam metade da página visível na tela do computador. Esses exemplos demonstram claramente a ignorância no uso das redes sociais. Por questões éticas, não há como indicar neste espaço quais Blogs cometem esse erro crasso, mas basta navegar por alguns desses Blogs para que facilmente se encontre esses exemplos.
Os assessores ou os próprios candidatos deveriam frequentar uma escolinha de como utilizar de maneira eficaz e eficiente as redes sociais. Como comprovado pela última eleição nos Estados Unidos, essas ferramentas podem fazer a diferença entre uma vitória política ou sua derrota. E não há necessidade de sair do país para constatar a força das redes sociais. Inúmeros exemplos locais de mobilização de pessoas indicam que o uso adequado das redes sociais podem promover grandes passeatas, mudança de comportamento, de opinião e de atitude.
E não é exatamente isso que deseja o candidato a deputado, a senador, a governador, a presidente? A construção de uma plataforma, tendo as redes sociais como meio, deve ser organizada, planejada; deve promover fatos verdadeiros, e acima de tudo, não pode ser mera propaganda. Como mencionado anteriormente, essas ferramentas são formas de comunicação e, portanto, devem promover a informação, a difusão de fatos verdadeiros. Isso não é facilmente compreendido. Redes sociais na internet não são meio de propaganda.
Que isso fique muito claro. Tanto os Blogs, como Orkut, Facebook ou Twitter devem ser utilizados de forma jornalística, ou seja, veicular informações produtivas, verdadeiras. Pode-se dizer que esse é outro erro grave e crasso da classe política, utilizar os Blogs e o Twitter para fazer propaganda. E o que acontece, mesmo que o “produtor” do Blog, do Twitter entenda que a ferramenta tem o objetivo de difundir informações, eles são constrangidos a criar instrumentos que violam a características original das redes sociais, para criar mecanismos, inadequadamente, de propaganda.
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