Pesquisador brasileiro fala sobre jornalismo móvel

Ciberjornalismo | Terça-feira, 05 de Julho de 2011 - 22h32 | Autor: Gerson Luiz Martins


Unisc

Professor e pesquisador sobre jornalismo móvel, Fernando Firmino

O pesquisador e professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Fernando Firmino da Silva, há muito anos realiza estudos sobre jornalismo em plataformas móveis, principalmente no uso de celulares. Firmino realiza estudos de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na Universidade Federal da Bahia e é membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL/UFBA).

 

Segundo o pesquisador o “uso destas tecnologias no jornalismo no processo de captura, apuração, edição e transmissão diretamente do local do acontecimento” promovem uma nova forma da produção jornalística; segundo o mesmo “o jornalismo em mobilidade significa tecnologias móveis como plataformas de produção”.

 

Fernando Firmino destacou ainda que “com o avanço do desenvolvimento de tecnologias móveis digitais sofisticadas em termos de processamento e de recursos disponíveis em dispositivos como iPhone, Nokia ou notebooks passamos a ter uma estrutura, complementada por tecnologia 3G, que permite ao repórter continuar em campo”.

 

Jornalismo móvel é um dos temas das palestras que acontecem no 3º Seminário de Ciberjornalismo, entre os dias 16 e 18 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Humanas e Socias (CCHS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As inscrições estão abertas na internet, no endereço www.ciberjor.ufms.br.




www.gersonmartins.jor.br



Imprimir Voltar