A Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais – JorTec – lança seu segundo livro, Jornalismo Digital: audiovisual, convergência e colaboração, organizado pelos professores Demétrio Soster e Walter Lima Jr que reúne o trabalho de 12 pesquisadores de 9 distintas instituições de ensino e pesquisa, entre eles o pesquisador do CIBERJOR - UFMS, Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS, Gerson Luiz Martins.
Nos assuntos pesquisados pelos autores neste se encontra a questão da relevância informativa por meio de sistemas de recomendação que alteram a percepção do usuário da web; processo de produção jornalística do ponto de vista das teorias do jornalismo; formatos de narrativas fotojornalísticas do portal do New York Times; mensuração do grau da incorporação de questões tecnológicas nas grades de graduação em Jornalismo e o ensino de jornalismo-laboratório em uma perspectiva convergente, além de um estudo sobre o ensino de ciberjornalismo no Brasil.
Segundo o professor Demétrio Soster, "a obra é dividida em duas partes. Na primeira, “Audiovisual e redes sociais”, busca-se estabelecer as bases, por meio de uma perspectiva convergente, para discussões que envolvam o uso de imagens e sons em uma lógica operacional de natureza comunicacional assentada em uma estrutura de rede. Na segunda, “Mesa coordenada SBPJor”, de forma complementar, inserem-se os textos discutidos pelos integrantes da rede por ocasião da 8ª SBPJor, realizado em 2010 em São Luis, no Maranhão".
O livro terá sua estréia na sessão de lançamentos do 9o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, que acontece no Rio de Janeiro, na UFRJ, entre os dias 3 e 5 de novembro. A publicação está disponível para venda pela internet no endereço eletrônico da Editora EDUNISC em www.unisc.br.