Laboratório de Ciberjornalismo II


 
Ciberjornalismo

Professor: Gerson Luiz Martins, PhD
Internet: www.gersonmartins.jor.br
Código da Disciplina: JOR 0128
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Nome da Disciplina: Laboratório de Ciberjornalismo II
Carga Horária: 60 horas
Nº de Créditos: 4


Ementa

Prática em Ciberjornalismo. Redes Digitais. Jornalismo na Internet. Características do Ciberjornalismo. Formas da narrativa do Ciberjornalismo. Estudo de casos existentes. O ciberjornalismo e as relações pessoais. O ciberjornalismo e a sociedade. Agências de notícias: distribuição de material jornalístico em tempo real. Determinação da abordagem, planejamento das etapas e viabilidades. Produção de site para veiculação do material produzido.


Objetivos

Proporcionar, orientar, desenvolver com os alunos do Curso de Jornalismo conhecimentos teóricos e práticos sobre a mídia Internet e o Ciberjornalismo. Mapear sua inserção com conteúdos informativos e as oportunidades de trabalho para jornalistas nos sítios web, portais da rede mundial de computadores.


Conteúdo Programático

I UNIDADE: Conceitos e características do Ciberjornalismo
1. Conceitos do Ciberjornalismo
2. Características do Ciberjornalismo
3. Formas da Narrativa do Ciberjornalismo
4. Ciberjornalismo e sociedade

II UNIDADE: Produção em Ciberjornalismo
1. Produção de notícias e reportagens em ciberjornalismo
2. Agências de Notícias
3. Portais Jornalísticos
4. A Notícia
5. A Reportagem

III UNIDADE: Prática de Produção em Ciberjornalismo
1. Pauta, Apuração, Checagem, Texto e Publicação
2. Estilos em Ciberjornalismo

IV UNIDADE: Ciberjornalismo e a ética em jornalismo


Referências Bibliográficas

  1. DYSON, Esther. A Nova Sociedade Digital. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1998.
  2. ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo, Perspectiva, 1993.
  3. FLORES, Jesús e PORTO, Denis. Periodismo Transmedia. Madrid, Fragua, 2012.
  4. HERREROS, Mariano Cebrián. Desarrollos del Periodismo en Internet. Zamora, Comunicación Social, 2010. Acessível em www.comunicacionsocial.es
  5. HERREROS, Mariano Cebrián e VIVAR, Jesús Miguel Flores. Periodismo en la telefonía móvil. Madrid, Fragua, 2011.
  6. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo, Editora Aleph, 2009.
  7. KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Elementos do Jornalismo. O que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo, Geração Editorial, 2003.
  8. KUNCZIK, Michael. Conceitos de jornalismo. São Paulo, EDUSP, 1997.
  9. KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na era virtual. Ensaios sobre o colapso da razão ética. São Paulo, UNESP, 2005.
  10. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro, Record, 2001.
  11. LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo, Ática, 1987.
  12. LAGO, Cláudia e BENETTI, Marcia. Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Petrópolis, Vozes, 2007.
  13. LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
  14. LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
  15. LONGHI, Raquel e D'ANDRÉA, Carlos. Jornalismo Convergente. Florianópolis, Insular, 2012.
  16. MACHADO, Elias. O Jornalismo digital em Base de Dados. Florianópolis, Calandra, 2006.
  17. MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para jornalistas. Salvador, Calandra, 2003.
  18. MASIP, Pere. Internet en las Redaciones. Información diária y rutinas periodísticas. Barcelona, Trípodos, 2007.
  19. MARCONDES FILHO, Ciro. Jornalismo fin-de-siécle. São Paulo, Scritta, 1993.
  20. MEDITSCH, Eduardo. O conhecimento do jornalismo. Florianópolis, UFSC, 1992.
  21. MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis, Vozes, 1996.
  22. NOCI, Javier Díaz e PALACIOS, Marcos (org.). Metodologia para o Estudos dos Cibermeios. Salvador, EDUFBA, 2008.
  23. PALÁCIOS, Marcos e MACHADO, Elias. Modelos de jornalismo digital. Salvador, Calandra, 2003. Acessível em http://pt.scribd.com/doc/117393289/Modelos-de-Jornalismo-Digital
  24. PALÁCIOS, Marcos (org.). Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo. Volume 1: Modelos. Covilhã, Labcom Books, 2011. Acessível em http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/82
  25. SALAVERRÍA, Ramón. Redacción periodística en internet. Pamplona, EUNSA, 2006.
  26. SCHWINGEL, Carla. Ciberjornalismo. São Paulo, Paulinas, 2012.
  27. SOSTER, Demétrio e LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. Jornalismo Digital. Audiovisual, Convergência e Colaboração. Santa Cruz do Sul, Unisc, 2011.
  28. TORRES, María Bella Palomo. El Periodista Online. Sevilla, Comunicación Social, 2004.
  29. TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo, Unisinos, 2002.
  30. WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre, Sulina, 2003.


Referências Complementar

ADGHIRNI, Zélia Leal e RIBEIRO, Gilseno de Souza Nunes. Jornalismo online e identidade profissional do jornalista. Trabalho apresentado no GT de Jornalismo do X ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - COMPÓS. Brasília, 2001.
LAGE, Nilson. Características da Linguagem Jornalística. Florianópolis, UFSC, 2001. In: www.jornalismo.ufsc.br/bancodedados
JAMBEIRO, Othon. A internet e o futuro do jornalismo. Mídia e Política. Brasília, UnB, 2006. In: www.midiaepolitica.unb.br.
RIBAS, Beatriz. Características da notícia na Web - considerações sobre modelos narrativos. In: www.facom.ufba.br/jol/pdf/2004_ribas_caracteristicas_noticia_web.pdf
MIELNICZUK, Luciana. A Pirâmide Invertida na época do Webjornalismo: tema para debate. In: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2002_mielniczuk_piramides_invertidas.pdf
MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web. In: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuk_caracteristicasimplicacoes.pdf
MIELNICZUK, Luciana e PALACIOS, Marcos. Considerações para um estudo sobre o formato da notícia na Web: o link como elemento paratextual. In: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuck_linkparatextual.pdf
BARBOSA, Suzana. A informação de proximidade no jornalismo online. In: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_barbosa_informacaoproximidade.pdf
PALACIOS, Marcos. Hipertexto, Fechamento e o uso do conceito de não-linearidade discursiva. In: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/1999_palacios_hipertexto_naolinearidade.pdf
SALAVERRÍA, Ramón. Los diarios frente al reto digital. In: http://chasqui.comunica.org/content/view/526/1/
SCOLARI, Carlos Alberto. Apocalípticos e integrados. El retorno. Hipermediaciones ~ Conversaciones sobre la comunicación digital interactiva. Acessível em http://hipermediaciones.com/2013/01/25/apocalipticos-e-integrados-el-retorno/


Metodologia e Avaliação

METODOLOGIA
1. Aulas expositivas;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Seminários de estudos;
4. Trabalhos individuais e em grupos;
5. Pesquisa sobre Ciberjornalismo
6. Produção laboratorial em Ciberjornalismo.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
1. Avaliação escrita;
2. Trabalhos individuais e em grupo.
3. Avaliação continuada: participação, leituras e estudos atualizados, comentários de textos de referência.
4. Produção de textos em ciberjornalismo (Projeto Escola da Prática).


Resenhas de Livros

  1. LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
  2. LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
  3. MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para jornalistas. Salvador, Calandra, 2003.
  4. MACHADO, Elias. O Jornalismo digital em Base de Dados. Florianópolis, Calandra, 2006.
  5. MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para jornalistas. Salvador, Calandra, 2003.
  6. MARCONDES FILHO, Ciro. Jornalismo fin-de-siécle. São Paulo, Scritta, 1993.
  7. PALÁCIOS, Marcos e MACHADO, Elias. Modelos de jornalismo digital. Salvador, Calandra, 2003.


Blogs sobre Ciberjornalismo

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