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Jornalismo na Era Digital

Uma nova classe de jornalismo se abre neste final de milênio. É com ela que o futuro profissional deve estar sintonizado e, conseqüentemente, preparado. Segundo o Prof. André Manta da Universidade Federal da Bahia, “o desenvolvimento ultra-rápido das tecnologias de comunicação, a expansão das redes de informação e a criação de interfaces amigáveis, que utilizam recursos de multimídia e hipertexto, estão acelerando o processo de digitalização das mídias tradicionais. Hoje, os mais importantes jornais e revistas do mercado editorial mundial estão na Internet”.

De qualquer forma o jornal eletrônico se constitui num imenso banco de dados, capaz de armazenar um número ilimitado de informações. Na edição digital, as matérias podem vir complementadas com textos adicionais, gráficos, fotografias que não podem ser inseridas nas edições em papel. O jornal eletrônico permite ainda a apresentação de som e imagens em movimento. Outra grande vantagem do jornal eletrônico, conforme salienta o professor baiano, é a manutenção de arquivo de edições passadas. Pode-se consultar qualquer informação em qualquer tempo.

Jornais buscam equilíbrio entre meios de comunicação

Num primeiro momento, a erupção brutal da Internet encheu de terror os jornais do mundo inteiro. O jornal escrito não estaria agora sendo descartado e jogado fora pela rede mundial? Hoje, os jornais retomam seu sangue-frio e procuram antes um modus vivendi entre os dois meios de comunicação de massa: o de ontem e o de amanhã.

O desenvolvimento da Internet é fulminante: existem 3.500 jornais eletrônicos. No princípio, esses jornais eram exclusivos dos Estados Unidos. Mas está havendo uma evolução: há um ano, de todos os jornais eletrônicos, apenas 29% funcionavam fora dos Estados Unidos; hoje, essa proporção é de 43%. Outro número impressionante: em 1997, há 46 milhões de usuários da Internet. Em fins de 1998, haverá 80 milhões e, no ano 2000, 157 milhões. Quais são as áreas em que a rede faz os maiores progressos?

Em primeiro lugar, a das informações locais: isso explica por que os jornais regionais estão criando muitos sites. Mas as notícias nacionais ou internacionais não estão mais ausentes. Num caso, pelo menos, observa-se que um grande jornal optou por colocar um informativo seu na rede, antes mesmo de imprimi-lo: foi o jornal Dallas Morning News, que lançou na Internet a notícia do atentado de Oklahoma antes de divulgá-la no noticiário impresso. Essa iniciativa foi recebida com desagrado pelos jornais escritos dos Estados Unidos, preocupados com a idéia de que a informação geral pudesse passar para o lado da Internet. Enfim, o lucro da Internet: as receitas publicitárias. Os Estados Unidos lideram neste ponto: em 1996, as receitas publicitárias atingiram US$ 300 milhões. A Europa vem bem depois. A própria Alemanha recebe apenas US$ 3 milhões.

Os jornais tradicionais deram a impressão de que já superou seu "grande temor" diante da rede. Todos eles acompanham o processo de informação on-line, mas pararam de aumentar seus investimentos no setor: em 1996, segundo a diretora de Editors and Publisher, Marsha Stoltman, "os investimentos dos jornais diminuíram, o número de pessoas que trabalham na edição eletrônica permaneceu estável; de modo geral, os gastos para o desenvolvimento on-line diminuíram", afirmou.

Maturidade - Sinal de maturidade: os editores dos jornais on-line começam a preocupar-se com o conteúdo e a apresentação dos produtos na Internet. Um dos mais ilustres designers de jornais, Mário Garcia, que trabalha nos Estados Unidos, deu em Amsterdã lições de profissionalismo e discrição ao mesmo tempo.

Ele ridicularizou os sites repletos de imagens, parecidos com árvores de Natal de todas as cores. "O pano de fundo deve ser branco; nada de fundos em forma de tapeçaria", disse ele. A tela deve ser clara, dividida em três partes no máximo e, se for permitido usar cores, elas jamais deverão insinuar-se no próprio texto, que deve continuar rigorosamente em "preto e branco".

Quanto ao conteúdo, segundo o mesmo Mario Garcia, longe de tender a uma informação rudimentar, "básica", a Internet "deverá, ao contrário, fazer esforços de aprofundamento". "Na Internet, a escrita volta a readquirir sua força; a leitura volta a ser o essencial", disse. "Vamos escrever textos cada vez mais longos: precisamos tornar a escrever como jornalistas”.

São estudos e prognósticos que irão diretamente ao coração daquelas pessoas - sejam leitores ou jornalistas - que acalentam a esperança de que os novos apoios da mídia não prejudicarão mais o saber, a profundidade ou a elegância dos textos que neles serão colocados.

Diário dos EUA deve perder anúncio para Internet

A onda de anúncio na Internet é uma verdadeira avalanche. Há um crescimento desproporcional à evolução da própria rede. As empresas de uma forma geral descobriram que as páginas da Internet colocam suas empresas por muito tempo a disposição do consumidor e ainda, com a possibilidade de atualização diária.

Os anúncios de carros, por exemplo, que contavam com cerca de 27% dos US$ 15 bilhões gastos em classificados no ano passado, estão crescendo na Internet. Sites como o Auto-By-Tel prometem roubar anúncios dos jornais ao oferecer informação de aproximadamente 2 mil negociantes de todo o país, com preços de carros novos e usados.

O site até mesmo oferece seguro para os veículos. Segundo o chefe de operações desta empresa, Mark Lorimer, "os jornais são muito bons para certas coisas, mas o que eles não conseguem fazer é oferecer dados mais complexos rapidamente, como preço, ano e modelo dos carros”.

Em outro tipo de anúncio, disse Lorimer, os jornais não podem mesmo competir. "Não há comparação", afirmou. "Como pode uma seção de classificados de um jornal com 20 ou 30 anúncios competir com 10 mil?” Para David Stout, supervisor de manufatura de 37 anos, a agilidade da Internet é inigualável. Preocupados, executivos de jornais estão criando sites na Internet. Mais de 40% dos 1.500 diários norte-americanos têm um site na rede e a previsão é de que aumentem 60% até o fim do ano, disse James Conaghan, diretor de análise de mercado e negócios da Associação de Jornais da América.

No Brasil, um dos principais nomes do jornalismo e responsável pela edição do primeiro jornal digital do país, osite denominado OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA (http://www.uol.com.br/observatorio/), Alberto Dines, a respeito dessa forma de fazer jornal, concedeu a seguinte entrevista:

Gerson Martins: O que é jornalismo digital?

Alberto Dines: Jornalismo digital é, antes de tudo, jornalismo. O modo de transmissão não afeta seus compromissos básicos. As diferentes tecnologias, desde a invenção do telégrafo, na primeira metade do século passado, não mudaram a essência da atividade.

GM: Qual o futuro desse jornalismo?

A.D: Vejo-o como ferramenta para públicos selecionados e diversificados. Não o vejo competindo com os veículos de comunicação de massa. O nosso Observatório da Imprensa on-line é um exemplo: inestimável ferramenta para o profissional e estudioso com um público que aumenta a cada edição através da boca-a-boca. Mas a nossa edição impressa, mensal e resumida, está sendo disputada nas redações. Temos pedidos para 3.500 exemplares e só imprimimos 2.500 já que é uma doação, sob a forma de serviço, da XEROX.

GM: Os jornais impressos e eletrônicos (TV e rádio) serão prejudicados com esse tipo de jornalismo?

A.D: O jornalista inteligente e criativo, de rádio, TV, jornal ou revista, pode tirar grande proveito do serviço on-line, sejam base de dados como das versões on-line de veículos tradicionais. Nosso observatório porque tem acesso às versões on-line de diversos grandes jornais internacionais têm conseguido “furar” a grande imprensa (claro, sempre em questões de mídia). Conclusão: só tem medo de tecnologias quem não tem talento.

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Experiências de Jornalismo On line

Há alguns anos... não... há algum tempo - nesse ramo em um ano pode acontecer uma revolução - poucos sabiam o que era, apenas as grandes agências utilizavam. Mas hoje é comum, existem dezenas, centenas, milhares de jornalistas na rede. Ou como integrantes das grandes redes de comunicação, ou como indivíduo no minguado mundo das home pages pessoais. De uma forma ou de outra nós mortais precisamos conhecer onde eles estão e o que fazem. É importante para nosso aprendizado como estudantes, como jornalistas, como profissionais, como educadores, como pesquisadores conhecer o mundo maravilhoso de informações que podemos ter através desses grandes inovadores que, neste momento, colocam a tecnologia adiante do nosso tempo. E é uma questão de tempo, tempo ínfimo, o instantâneo para dar a conhecer que todos eles tinham e tem razão.

Por todos esses motivos vou começar a apresentar essas iniciativas. São inúmeras. Se você leitor conhecer alguma envie para mim para que possamos comunicar a toda a tribo.

Robson Ramos - Campo Grande MS - Jornal on-line "Diário de Classe" produzido pelos alunos do 1º Ano de jornalismo da UFMS, uma seção de links úteis e uma para textos e desenhos de humor da "galera". Editor do primeiro jornal on-line de Campo Grande, na Alanet, em 1996. Atualização através da CBN, com ilustrações! "Sabe como? O motorista da rádio levava uma camerazinha digital ao sair para as reportagens e eu produzia o texto. Quando ele retornava era só incluir as imagens."

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