Área de Concentração
Mídia e Representação Social
Linhas de Pesquisa
1. Mídia, Identidade e Regionalidade
Ementa: Sistemas e estruturas dos meios de comunicação nos âmbitos regional e de fronteiras. Políticas de comunicação, legislação de comunicação, tecnologia e ideologia. Processos, produtos e linguagens da mídia local e regional. A comunicação na formação da identidade e cultura regionais. Fluxos midiáticos locais, regionais e internacionais. Indústria de mídia e conglomerados regionais. Meios, mensagens e audiências na intersecção do local com o global e vice-versa.
2. Linguagens e Processos Midiáticos
Ementa: A qualidade nos processos, produtos e ensino do jornalismo. Produtos midiáticos e representações sociais. Linguagens, práticas e recepção de produtos midiáticos. Crítica de mídia. Deontologia e cultura profissional. Conteúdos e suportes jornalísticos contemporâneos.
Linha de Pesquisa:
Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos
Programa
I UNIDADE: Conceitos e características das Linguagens na Mídia
1. Conceitos das Linguagens Midiáticas
2. Características das Linguagens Midiáticas
3. Os processos de organização das linguagens na mídia
4. Produtos midiáticos e formatos
II UNIDADE: Linguagens e processos da Mídia Contemporânea
1. Mídia e sociedade;
2. Mídia e linguagens;
3. As práticas nos produtos midiáticos;
4. Processos de produção na mídia;
5. A convergência midiática;
6. Linguagem Jornalística contemporânea;
7. Ciberjornalismo
Procedimetnos de ensino (Metodologia):
Aulas expositivas; Seminários bibliográficos;
Referências bibliográficas
ALMEIDA, Candido José Mendes de. Uma nova ordem audiovisual. São Paulo: Summus,1988.
BAUDRILLARD, Jean. Tela total. Porto Alegre: Sulina, 2005.
BORDENAVE, Juan Diaz. Além dos meios e mensagens. Petrópolis: Vozes, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993.
HABERMAS, Jürgen. Teoria da la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1987.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LIPMANN, Walter. Opinião Pública. Petrópolis: Vozes, 2008.
MARCONDES FILHO, Ciro. A linguagem da sedução. São Paulo: Perspectiva, 1988.
MARQUES DE MELO, José. A esfinge midiática. São Paulo: Paulus, 2004.
MARQUES DE MELO, José. História do pensamento comunicacional. São Paulo: Paulus, 2003.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MATTOS, Sérgio. O contexto midiático. Salvador: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia,
2009.
MORAES, Denis de. O concreto e o virtual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MORAES, Denis de. Planeta Mídia. Campo Grande: Letra Livre, 1998.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 1995.
WOLF, Mauro. La investigación de la comunicación de masas. Barcelona: Paidós, 1996
SCOLARI, Carlos. Narrativas transmedia. Bilbao, Deusto, 2013
ORIHUELA, José Luis. Ciudadanos digitales, el futuro de internet. Zaragoza, Congresoweb, 2012
VILLARES, Fábio (org.) Novas mídias digitais. Rio de Janeiro, E-Papers, 2008.
MARCONDES FILHO, Ciro. Jornalismo fin-de-siécle. São Paulo, Scritta, 1993.
DYSON, Esther. A Nova Sociedade Digital. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1998.
FLORES, Jesús e PORTO, Denis. Periodismo Transmedia. Madrid, Fragua, 2012.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo, Editora Aleph, 2009.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
LONGHI, Raquel e D'ANDRÉA, Carlos. Jornalismo Convergente. Florianópolis, Insular, 2012.
NOCI, Javier Díaz e PALACIOS, Marcos (org.). Metodologia para o Estudos dos Cibermeios. Salvador, EDUFBA, 2008.
PALÁCIOS, Marcos e MACHADO, Elias. Modelos de jornalismo digital. Salvador, Calandra, 2003. Acessível em http://pt.scribd.com/doc/117393289/Modelos-de-Jornalismo-Digital
SOSTER, Demétrio e LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. Jornalismo Digital. Audiovisual, Convergência e Colaboração. Santa Cruz do Sul, Unisc, 2011.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre, Sulina, 2003.
Complementar:
PALACIOS, Marcos. Hipertexto, Fechamento e o uso do conceito de não-linearidade discursiva. In: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/1999_palacios_hipertexto_naolinearidade.pdf
SALAVERRÍA, Ramón. Los diarios frente al reto digital. In: http://chasqui.comunica.org/content/view/526/1/nes.com/2013/01/25/apocalipticos-e-integrados-el-retorno/
SCOLARI, Carlos Alberto. Apocalípticos e integrados. El retorno. Hipermediaciones ~ Conversaciones sobre la comunicación digital interactiva. Acessível em http://hipermediacio
Avaliação
Seminários bibliográficos; Produção de artigos. Os Seminários bibliográficos são individuais e terão peso 10, de periodicidade mensal. Os alunos deverão produzir artigo científico sobre um dos itens do programa, com peso 10.
Arquivo(s) para Download
plano_ensino_ling-midia-contemp