Livro: Teoria do Jornalismo
Autor: Felipe Pena
Assunto(s) relacionado(s): Comunicação, Jornalismo
Site: www.editoracontexto.com.br
Neste livro, Felipe Pena aborda de forma clara e concisa conceitos e teorias do jornalismo, que vêm sempre acompanhados de exemplos. Ao mesmo tempo, mostra como desenvolver o pensamento crítico – necessário aos profissionais da área – associado à prática e ao conhecimento das técnicas de produção. Além disso, a obra aborda tendências e alternativas, como a convergência tecnológica, o Conselho Federal de Jornalismo e a ética profissional nos veículos de comunicação de massa. Para professores, alunos e profissionais de comunicação social e, em especial, jornalismo.
Livro: A ética jornalística e o interesse público
Autor: Francisco José Karam
Assunto(s) relacionado(s): Atualidades, Política, Direitos Humanos, Ciências Sociais, Comunicação, Jornalismo
Site: www.gruposummus.com.br
O livro aborda temas fundamentais para o jornalismo e a sociedade e provoca a reflexão sobre os limites éticos da atividade jornalística. Karam mostra que a informação diária de qualidade, produzida por profissionais íntegros e competentes, é essencial para a democracia e para a consolidação e a manutenção da cidadania.
Para ele, o século 20 foi aquele em que a profissão jornalística mais se consolidou e disseminou em todo o mundo. Os princípios que regeram a atividade nesse período buscaram estabelecer um estreito vínculo entre a ética profissional e o interesse público. Hoje, no entanto, este vínculo estaria seriamente comprometido, em grande parte devido ao surgimento de novas e crescentes sociedades de mídia, que resultam em poderosos conglomerados.
Livro: Decidindo o que é notícia
Autor: Alfredo Vizeu
Assunto(s) relacionado(s): Comunicação, Jornalismo
Site: www.pucrs.br/edipucrs
O jornalista e professor da UFPE, Alfredo Vizeu, fez uma pesquisa sobre o perfil do trabalho jornalístico dos editores de telejornal. Sua teoria afirma que as escolhas não são aleatórias e tampouco marcadas pelas posições políticas definidas por uma " ideologia" da empresa de comunicação. As escolhas, o gatekeeping da notícias em televisão é resultado dos processos de produção no telejornalismo. Segundo comentário de Marcello Sudoh, o livro é didatico e de facil leitura, "Decidindo O Que É Noticia" mostra oprocesso de trabalho de um telejornal. O autor mostra até que ponto os jornalistas, envolvidos com a rotina de trabalho, esquecem de refletir de modo critico sobre as noticias que estão sendo levadas aos telespectadores. A mecanismo de seleção de noticias também éapresentado pelo autor: o chamado gatekeeping.
Livro: Deus é inocente
Autor: Carlos Dorneles
Assunto(s) relacionado(s): Comunicação, Jornalismo
Site: http://globolivros.globo.com
Primeiro livro do jornalista Carlos Dorneles, Deus é inocente traz relato assustador sobre a política norte-americana e coloca a imprensa na berlinda. Análise dos fatos mais recentes da História, Deus é inocente revela a realidade sobre a Guerra do Afeganistão não mostrada pela mídia. Estados Unidos declaram guerra ao Afeganistão após o atentado ao World Trade Center, provocado por fanáticos islâmicos que invejam a prosperidade do Ocidente. A afirmação lhe parece familiar? Pois Deus é inocente é a desconstrução deste e de muitos outros mitos criados pela mídia. Numa análise que incluiu a leitura dos mais renomados jornais e revistas do planeta em todo o ano que se seguiu ao fatídico 11 de setembro de 2001, Carlos Dorneles revela a unilateralidade da imprensa mundial, condescendente com a hegemonia política norte-americana. Mais que isso:mostra como ela pode vender ideologias, publicar fatos não comprovados, transformar religiões e povos em ameaças para toda a civilização.
Livro: Jornalismo na Internet
Autor: José Benedito Pinho
Assunto(s) relacionado(s): Comunicação, Jornalismo
Site: www.gruposummus.com.br
O livro aborda os principais serviços da internet como ferramentas de comunicação, tendo em vista facilitar o desempenho das diversas atividades e funções jornalísticas. A ênfase recai naturalmente sobre o conteúdo jornalístico, discutindo sob esse prisma os princípios gerais de planejamento, de modo a garantir rapidez, simplicidade, objetividade e confiabilidade. São dissecados o texto jornalístico digital e os elementos da estrutura da notícia, de modo a revelar os componentes principais da redação jornalística na web, além de serem sugeridas normas de redação específicas para esse veículo.
Livro: Jornalismo Brasileiro
Autor: José Marques de Melo
Assunto(s) relacionado(s): Comunicação, Jornalismo
Site: www.editorasulina.com.br
Neste novo livro o Professor Marques de Melo apresenta o perfil do jornalismo brasileiro. Trabalho de fôlego sobre as origens do jornalismo no Brasil, estabelece a relação das tendências internacionais da produção noticiosa com a produção que é feita na imprensa brasileira. Ela se manifesta nos gêneros cultivados pelos seus produtores, mas transparece também na forma de organização do trabalho dos jornalistas dentro das empresas. Para caracterizar a identidade assumida pela informação de atualidades no Brasil contemporâneo, o Professor José Marques de Melo elaborou um ambicioso projeto de pesquisa, cuja meta principal constitui a análise comparativa dos processos jornalísticos, no tempo e no espaço. Enquanto persiste nessa fascinante empreitada, o pesquisador julgou conveniente socializar os primeiros resultados com as gerações que se iniciam na atividade jornalística.
Livro: Os Elementos do Jornalismo
Autor: Bill Kovack & Tom Rosenstiel
Assunto(s) relacionado(s): Comunicação, Jornalismo
Site: www.geracaobooks.com.br
Escrito pelos jornalistas norte-americanos Bill Kovach e Tom Rosenstiel, o livro finalmente chega ao Brasil, com prefácio de Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo. Jornalismo está em crise. Os órgãos de imprensa não conseguem sobreviver só de suas receitas publicitárias. Como uma forma de solucionar esses problemas as empresas jornalísticas estão se tornando parte de megacorporações que vêem, nas notícias, um meio comercial de seus produtos ou serviços. Diante desses fatos, o que é o fazer jornalístico hoje? É leitura obrigatória para todo profissional da comunicação - e para todo cidadão que perceba como sua vida, seus pensamentos e sua cultura são diretamente influenciados pelas notícias e pelo jornalismo disponível.
Livro: Teorias do Jornalismo
Autor: Nelson Traquina
Assunto(s) relacionado(s): Comunicação, Jornalismo
Site: www.insular.com.br
Neste livro, ao responder à questão “o que é jornalismo?”, Nelson Traquina tentará responder a certas questões chaves que são essenciais para uma compreensão do jornalismo. O que é noticia ? O que são notícias? Por que as notícias são comosão? O que é ser jornalista numa democracia? O jornalismo é um “Quarto Poder”? um “contra-poder”? “um quarto do poder”? Como também ocorre no Brasil, o estudo do jornalismo e da mídia em Portugal inicia um processo de reflexão e de afirmação enquanto estudos científicos, competindo com disciplinas tradicionais das ciências sociais. O texto de Nelson Traquina apresenta os primeiros passos para a afirmação do jornalismo como campo de conhecimento.
Livro: Modelos de Jornalismo Digital
Autor: Marcos Palácio e Elias Machado
Assunto(s) relacionado(s): Comunicação, Jornalismo
Site: www.editoracalandra.com.br
A coletânea abriga 10 artigos de doutores, mestres e pesquisadores associados do Grupo de Pesquisa de Jornalismo On Line (GJOL) da UFBA e está dividida em duas partes: modelos teóricos e modelos de produção. Entre os temas abordados estão a função da memória no jornalismo digital, gestão de empresas jornalísticas no ciberespaço, gêneros e webdocumentário. Um dos destaques da obra é um artigo inédito da professora Carla Schwingel sobre o Panopticon – uma iniciativa pioneira de produto laboratorial que se transformou em uma eficiente ferramenta de publicação e gerenciamento de conteúdos.
Livro: O Ciberespaço como fonte para os Jornalistas
Autor: Elias Machado
Assunto(s) relacionado(s): Comunicação, Jornalismo
Site: www.editoracalandra.com.br
Este livro apresenta um guia comentado de fontes para jornalistas e pesquisadores. Com a autoridade de quem pesquisa jornalismo digital desde 1995 no Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line, o professor Elias Machado espera, com esta coletânea, oferecer subsídios para que o leitor possa perceber que, mais que uma ferramenta que otimiza o trabalho profissional, a tecnologia digital dá origem a um novo modelo econômico e a uma nova divisão social do trabalho. Segundo o professor Marcos Palácios (GJOL-UFBA), "Neste momento de crise do Ofício de Jornalista, o que este livro nos oferece são idéias. Não idéias pré-fabricadas, para imediata aplicação e satisfação garantida do usuário, mas idéias geratrizes, algumas vezes pouco ortodoxas, que convocam e arregimentam novas idéias, sugerem novos Modos de Ver. Há uma evidente relação entre Modos de Ver, Modos de Fazer e Modos de Usar. Sem que se ampliem os Modos de Ver, o Fazer e o Usar tendem a continuar ancorados às Artes do Passado. Este livro nos desafia a Refletir sobre tudo isto e muito mais, sem sugerir Consensos ou Palavras Finais. Este livro é um convite à Aventura da (re) Invenção do Fazer Jornalístico."