O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS abriu Chamada de Trabalhos para o 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo. O evento acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, no auditório do Bloco MultiUso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O 7º Congresso de Ciberjornalismo terá a participação do jornalista, pesquisador e professor da Universidade de New Jersey (EUA), Rutgers Escola de Comunicação e Informação, John Pavlik, considerado referência internacional na pesquisa em ciberjornalismo. Pavlik é autor do livro “O jornalismo e os novos meios de comunicação”, entre outros, publicado em 2001 pela Universidade de Columbia que se tornou uma referência internacional, um completo e importante guia para entender os novos meios e como utilizar no jornalismo.
O prefácio do livro, escrito pelo coordenador do Prêmio Pulitzer e professor de jornalismo internacional da Universidade de Columbia, Seymour Topping destaca que “depois de explorar as possibilidades do jornalismo contextualizado, que emprega novas capacidades digitais em vídeo e áudio, o professor Pavlik sustente de modo convincente que se trata de técnicas que dão a oportunidade de praticar um jornalismo melhor, que faz crescer a confiança do público nos meios de comunicação”.
O Ciberjor 2016 também terá a participação como conferencista do pesquisador e professor da Universidade do País Basco e um do pioneiros nos estudos de ciberjornalismo na Espana, Koldo Mesoque também coordena o principal congresso de ciberjornalismo da Espanha, o Congresso de Jornalismo e Web 2.0 realizado em Bilbao há quase 10 anos. O professor Koldo Meso pesquisa é doutor em Ciências da Informação pela Universidade do País Basco (Espanha), professor titular da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, suas linhas principais de pesquisa são as novas tecnologias e o ciberjornalismo. Em 2015 publicou o livro “As audiências ativas e jornalismo. Análise de qualidade e regulação dos conteúdos gerados por usuários” (Active Audiences and Journalism. Analysis of the quality and regulation of the user generated contents).
O 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo terá a participação de pesquisadores brasileiros de referência no desenvolvimento do Ciberjornalismo como o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Eduardo Pellanda que realizou pesquisa de pós-doutoramento no Instituto Massachusetts de Tecnologia, MIT. O Congresso de Ciberjornalismo de 2016 se consolida como evento de caráter internacional. Essa denominação é decorrente da participação de pesquisadores e profissionais de outros países nas edições anteriores e confirmada na edição deste ano.
As inscrições de trabalhos de pesquisa para os Grupos de Trabalho (GTs) podem ser realizadas até o dia 20 de agosto, por meio do portal da internet do CIBERJOR-UFMS, no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor7/, ou diretamente pelo formulário disponível em http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor7/chamada-de-trabalhos-call-for-papers/
Informações no Facebook pelo endereço https://www.facebook.com/events/264842133894587/ e também https://www.facebook.com/CiberjorUFMS/
Confira o Regulamento da Chamada de Trabalhos e o formato para envio das propostas:
Chamada de trabalhos – Call for Papers
O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR-UFMS abre a Chamada de Trabalhos para o 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo com o tema “Ciberjornalismo e Modelos de Produção: appificação e desafio glocal”. Poderão inscrever trabalhos no Congresso professores e acadêmicos de Comunicação e Jornalismo ou áreas afins, que tenham pesquisa relacionada ao tema do evento, tanto da graduação quanto da pós-graduação para a modalidade de Comunicação Oral.
São temas de interesse do Simpósio:
– Cibercultura e Mídia;
– Rotinas produtivas em tempo de convergência;
– Estudos de Ciberjornalismo e Mídias Sociais;
– Interatividade, Novas Narrativas e Convergência;
– Jornalismo e mídias móveis;
– Ensino de Ciberjornalismo;
– Big Data para o ciberjornalismo
– Interfaces do jornalismo na internet
– Sociedade Digital
Os abstracts (resumos) devem ser encaminhados até o dia 20 de agosto para o e-mail do Congresso – ciberjor.cchs@ufms.br, usando exclusivamente o formulário abaixo:
LINK PARA FORMULÁRIO
Os aceites serão divulgados até o dia 30 de agosto. Se aprovados pela comissão, os trabalhos completos (artigos) devem ser enviados para publicação em anais na data limite de 15 de setembro.
REGRAS PARA SUBMISSÃO
– Os trabalhos devem ter como foco um dos temas do Simpósio ou abordarem o Ciberjornalismo.
– Cada participante poderá fazer a inscrição como autor(a) ou como co-autor(a), sendo limitado a um trabalho como autor e sem limites para co-autoria.
– Os resumos devem ser enviados exclusivamente por meio do formulário de submissão.·.
– O(s) autor(es) deve (m) se atentar impreterivelmente para os prazos e enviar o artigo completo até a data limite e na formatação exigida (no papel timbrado e em pdf) para que seja publicado nos Anais. Ver item formatação dos artigos completos.
– O trabalho só será publicado nos Anais se for apresentado oralmente no Simpósio pelo autor e ou co-autor.
– O 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo não cobre quaisquer despesas dos participantes, independente da aprovação de trabalho.
FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS COMPLETOS:
Utilizar este TEMPLATE e de acordo com a formatação orientada abaixo:
- O trabalho deve ser enviado no modelo anexo, no devido papel timbrado do Simpósio e em arquivo formato pdf.
- O trabalho deve ter mínimo de 12 e máximo de 20 páginas, numeradas.
- A primeira página deve conter: o título do trabalho, abaixo do cabeçalho, fonte Calibri, corpo 16, negrito, espaço entrelinhas simples (1,0), centralizado; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as), abaixo do título, em Calibri, corpo 12, negrito, alinhado junto à margem direita da página. A partir do nome será aberta uma nota de rodapé, na primeira página, na qual será exposto um breve currículo dos autores: no máximo, cinco linhas por autor(a) ou co-autor(a), em Calibri, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado.
- Resumo: abaixo do nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as), máximo de 15 linhas em Calibri, corpo 12, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado); com espaço entrelinhas simples (1,0). Seguido das palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto, em Calibri, corpo 12, alinhado à esquerda.
- Corpo do texto: virá a partir da segunda página, na fonte Calibri, corpo 12, entrelinhas 1,5, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado);
- Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Calibri, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois;
- Referências Bibliográficas: mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GT:
a) O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;
b) Terá direito à apresentação do trabalho nos GTs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
c) Cada trabalho terá de dez a quinze minutos de apresentação e mais cinco minutos de discussão com a audiência.
Veja também