O professor e pesquisador da Universidade de Nova Jersey, Estados Unidos, John Pavlik fará, no dia 7 de outubro, a conferência de encerramento do 7º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, com a participação do jornalista especialista em ciberjornalismo da Folha de S.Paulo, Leão Serva com o tema “O local e a globalização em Ciberjornalismo”. O tema é considerado um questão importante para o jornalismo praticado na internet, considerado que a rede estabelece uma conexão direta entre o local, muitas vezes considerado hiperlocal e o mundo globalizado.
John V. Pavlik é professor do Departamento de Jornalismo e Estudos de Mídia na Escola de Comunicação e Informação, Rutgers, a Universidade Estadual de Nova Jersey. Ele é o ex-diretor executivo do Centro de Novas Mídias na Graduate School University de Jornalismo de Columbia, onde também foi professor. Ele é um ex-membro sênior do Centro de Supercomputação de San Diego. Foi diretor fundador da Escola de Comunicação da Universidade Estadual de San Diego. Ele é o ex-diretor adjunto de Pesquisa e Tecnologia da Freedom Forum Centro de Estudos de Mídia na Universidade de Columbia. Pavlik tem escrito muitas publicações sobre o impacto das novas tecnologias sobre o jornalismo, mídia e sociedade. Seu livro mais recente é Mídias Convergentes, co-autoria com Shawn McIntosh, publicado em 2012 pela Oxford University Press. Seus outros livros incluem Mídia na Era Digital, publicado em 2008 pela Columbia University Press, Jornalismo e New Media, publicado em 2001 pela Columbia University Press, e New Media Technology: Perspectivas culturais e comerciais, 2ª edição publicada em 1998 por Allyn & Bacon. Pavlik também é autor de mais de uma dúzia de pacotes de software de computador para a educação em jornalismo e comunicação. Pavlik é co-desenvolvedor do Documentário situada, uma nova forma de contar histórias usando a realidade aumentada.
Leão Serva é jornalista e escritor. Foi secretário de Redação da Folha e dirigiu importantes jornais como “Diário de S.Paulo”, “Jornal da Tarde” e “Lance” e revistas como a “Placar”. Na Prefeitura de São Paulo, trabalhou na implementação da Lei Cidade Limpa, que baniu a publicidade externa e reduziu placas indicativas do comércio na cidade. É autor do guia “Como Viver em São Paulo sem Carro?”. Assina coluna quinzenal no caderno Cotidiano da Folha, às segundas-feiras.
Veja também