O vice-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Juliano Carvalho, divulgou o lançamento do volume 2 da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo. A nova edição apresenta trabalhos sobre ensino de jornalismo e as teorias do jornalismo e da comunicação, além de experiências da prática didática na formação do jornalista.
Confira o elenco de textos do volume 2 da REBEJ:
- Ensinar as práticas a partir da Teoria do Jornalismo: uma proposta pedagógica de Leonel Azevedo de Aguiar;
- A utilização da imprensa escrita para a escrita da História: diálogos contemporâneos de Fábio Lopes Alves e Ivanor Luiz Guarnieri;
- Apontamentos sobre noticiário regional no contexto globalização: algumas contribuições de Rogério Eduardo Rodrigues Bazi;
- Teorizar é pensar a prática: uma reflexão sobre o ensino das Teorias da Comunicação nos Cursos de Jornalismo de Ana Carolina Rocha Pessôa Temer;
- Inquietações de um jornalista radical, em busca de um jornalismo inclusivo de José Marques de Melo;
- O desafio da formação do jornalista problematizador e mediador do debate público de Claudia Jawsnicker;
- A experiência laboratorial da Rádio Universitária da UFG e o debate sobre o aperfeiçoamento pedagógico dos cursos de jornalismo de Edson Luiz Spenthof;
- Jornalistas para que e para quem? de Lúcia Helena Lúcia Mendes Mendes Pereira;
- Um guia além da técnica de Debora Cristina Lopez;
- Que tribo é esta? Para compreender as notícias, é preciso conhecer os jornalistas de Valci Regina Mousquer Zuculoto.
O acesso para a REBEJ está no endereço:
http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php